Atelier Carlos Botelho
Temporada 2025/2026
Inventar Realidade: Imaginar, Construir, Transformar
A temporada da CASA começa com um convite: e se a imaginação for a chave para transformar o mundo? Em 2025/2026, lançamo-nos no desafio de Inventar Realidade, onde arte, saber e pensamento se cruzam como ferramentas para um futuro mais sustentável, inclusivo e criativo.
Deixamos o sonho posar na matéria e abrimos espaço para experimentar, criar e refletir. As Artes Performativas, as Artes & Ofícios e o Pensamento Criativo são os pilares que sustentam esta travessia coletiva — um percurso que valoriza o gesto, a escuta e o encontro.
Aparece, participa, transforma
Eventos pontuais . JANEIRO
-

11 jan [dom].16h00-18h00
BEM PENSADO - LANÇAMENTO DO PROJECTO E UM OLHAR SOBRE AS ELEIÇÕES . com André Guerreiro [adultos]
Neste evento que marca o lançamento do Bem Pensado em Portugal, propomos começar por um tema central da vida democrática: as Eleições Presidenciais. Usamo-las como ponto de partida para ilustrar o espírito do projeto — o pensamento coletivo sobre as questões que influenciam a qualidade de vida dos portugueses e sobre as soluções que a podem melhorar.
Ao longo do encontro, iremos refletir sobre o contexto histórico do cargo de Presidente da República em Portugal, analisar o papel que lhe é atribuído pela Constituição e trocar ideias em torno de uma pergunta fundamental:
Como seria o Presidente de Portugal ideal para enfrentar os desafios da atualidade?
domingos: 1 fev; 15 mar; 12 abri; 17 mai; 07 jun.
donativo livre
-

23 jan [6ª feira].21h00-22h30
PERTO - STORYTELLING NIGHT . com c/ Atelier 3 - Eu, Nós e o Mundo [adultos]
PERTO é um ciclo de quatro noites dedicadas à escuta de histórias reais, contadas na primeira pessoa.
Nesta noite, o tema será “Pelo Mundo e Por Dentro”, onde quatro pessoas irão partilhar histórias de viagens transformadoras — aventuras pelo mundo e deslocamentos interiores.
São relatos de quem partiu por desejo, curiosidade ou necessidade… e regressou diferente. Um convite a percorrer narrativas que nascem quando atravessamos fronteiras externas e, ao mesmo tempo, mergulhamos nas nossas fronteiras internas.
Num tempo acelerado, PERTO propõe abrandar. Criar lugar para estar, ouvir e reconhecer-se no outro.
Mais do que um espetáculo, é uma experiência de partilha autêntica — um convite a cruzar fronteiras invisíveis e a descobrir que o que nos liga... são as histórias que temos por dentro.
donativo livre
-

24 jan [sáb].10h30-12h00
OFICINA BRINQUEDOS DE CANA . com Domingos Vaz [famílias > 6 anos]
Formas de vida sustentáveis, tradições culturais, artes e saberes são palavras-chave desta oficina. Domingos Vaz traz-nos na primeira pessoa a experiência da vida de quem cresceu na Serra Algarvia, onde um canivete era o presente preferido de cada criança, pois com ele podiam construir os mundos que a necessidade e a sua criatividade ditasse.
Nesta oficina, as famílias são convidadas a construir brinquedos de cana, explorando técnicas tradicionais e redescobrindo o brincar como expressão de criatividade, autonomia e ligação à natureza
-

25 jan [dom].15h30-16h30
FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS . com Zero em Comportamento [famílias]
Damos início ao novo ano com uma parceria muito especial com a Zero em Comportamento: FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS, um programa perfeito para ver em família.
Em janeiro apresentamos 8 Filminhos Infantis, repletos de histórias comoventes, divertidas, lúdicas e pedagógicas, num total de 62 minutos de cinema para todas as idades.
Vamos ao cinema?
próxima data: 8 Fev
-

31 jan [sáb].15h00-17h00
INSTRODUÇÃO À FERMENTAÇÃO . com Pedro Silva [adultos>16anos]
Nesta oficina os participantes serão guiados por um mergulho introdutório ao fascinante mundo da fermentação caseira. A sessão começa com uma componente teórica onde serão explorados os princípios fundamentais da fermentação, a sua história, benefícios para a saúde e os principais tipos: láctica, alcoólica e acética.
Na parte prática, cada participante irá criar os seus próprios fermentados simples, como vegetais lacto-fermentados (sauerkraut e pickles) e uma massa mãe. No final, levam para casa um jarro com os produtos preparados em aula, assim como um starter de massa mãe para continuar a prática.
Eventos pontuais . FEVEREIRO
-

7 fev [sáb].10h30-13h00
MASTERCLASS - APRENDER A TRABALHAR COM O MACHADO. com Ana in Wood [adultos]
Esta masterclass apresenta uma oportunidade única para aprender a trabalhar com o machado em madeira verde e esculpir diferentes formas. Saber dançar com o machado na madeira é um salto no potencial criativo do que se pode executar quando falamos de peças utilitárias ou decorativas. Os participantes ficam a conhecer técnicas de corte e segurança, como cuidar do corpo antes e depois do trabalho com o machado e a produzir peças brutas para depois serem esculpidas com facas.
Ideal para quem já criou alguns objectos em madeira verde e quer desenvolver as suas técnicas com uma nova ferramenta. Não é preciso experiência prévia com o machado. Todos os materiais estão incluídos.
esgotado
próxima data: 11 abril INSCRIÇÃO 20€
-

8 fev [dom].14h00-18h00
OFICINA DE ARRANJOS E TRANSFORMAÇÃO DE VESTUÁRIO . com Sílvia Lança [adultos>16 anos]
A oficina apresenta as principais técnicas de costura para transformar e reparar vestuário, incluindo acabamentos como bainhas feitas à mão ou à máquina, chuleio, ajustes para apertar ou alargar peças, reforço de tecidos desgastados e cerzimento na máquina. O programa inclui também a aplicação de vistas, debrum/viés, bolsos, carcelas, cós, punhos e golas, com exemplos práticos de intervenções em vestuário. Cada participante pode levar uma peça para arranjar ou transformar.
Estarão disponíveis uma máquina de costura, ferro e tábua de engomar. Não é exigida experiência prévia.
Recomenda-se levar materiais básicos de costura e, quem possuir, a própria máquina.
esgotado
próxima data: 18 abril NSCRIÇÃO 25€
-

8 fev [dom].15h30-16h30
FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS . com Zero em Comportamento [famílias]
FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS é um programa de curtas-metragens para toda a família, criado pela Zero em Comportamento, que reúne pequenas histórias cheias de imaginação, humor, criatividade e sensibilidade.
Cada sessão apresenta um conjunto variado de filmes infantis que despertam a curiosidade, promovem valores como a amizade, a coragem e o respeito, e convidam crianças e adultos a partilhar momentos de descoberta e encanto através do cinema.
Uma oportunidade perfeita para introduzir os mais pequenos ao mundo das curtas-metragens e para viver o cinema em família.
INSCRIÇÃO + INFO
-

2ªfeiras [bimensal].19h00-21h30
CURSO DE AGUARELAS . com Rita Faia [adultos>12anos]
Este curso de aguarela conduz os participantes numa viagem progressiva pelo universo da pintura, começando pelo contacto inicial com materiais e técnicas essenciais e avançando para conceitos fundamentais de cor e composição. Ao longo de oito sessões, os participantes exploram práticas como o uso de papel molhado e seco, a criação de rodas cromáticas, dégradés e paletas personalizadas, culminando na pintura de paisagens e exercícios de observação que desenvolvem a noção de linha, mancha e sombra. Pensado para iniciantes ou entusiastas que desejam aprofundar a sua expressividade artística, o curso oferece uma aprendizagem sólida, prática e orientada, permitindo que cada participante construa confiança e domínio na pintura a aguarela.
datas: 9 fev; 23 fev; 09 mar; 23 mar; 13 abr; 27 abr; 11 mai; 25 mai.
-

22 fev [dom].10h00-13h00
WILDCRAFT GATHERING . com Marianga [famílias]
A MARIANGA chegou à CASA. De dois em dois meses, este coletivo criativo composto por Mariana Matias e Angharad Hengyu Owen convida todas as pessoas de todas as idades a juntarem-se ao Wildcraft Gathering! O Wildcraft Gathering é um encontro intergeracional inspirado na Natureza e nas várias tradições do mundo. A MARIANGA acredita que a criatividade é um processo espontâneo que não está apenas ao alcance de alguns, mas de todos. Por isso, as actividades do Wildcraft Gathering usam materiais naturais e do dia-a-dia, incentivando a redescoberta dos benefícios da brincadeira espontânea. É um espaço para toda a família e uma comunidade multicultural onde a criação conjunta fortalece laços e constrói pontes. Venham sujar as mãos connosco e (re)descobrir a magia de criar com o que a Natureza nos oferece!
domingos : 22 fev.; 19 abr.; 21 jun.
-

28 fev [sáb].19h00-21h00
FILME-DOCUMENTÁRIO "WATER IS LOVE - RIPPLES OF REGENERATION" SEGUIDO DE CONVERSA ABERTA . com co-realizadora Isabel Rosa | Sessões no Muro pela Cultura no Muro [adultos]
As Sessões no Muro começam este ano com o documentário Water is Love: Ripples of Regeneration (2025) e a presença especial da co-realizadora Isabel Rosa para uma conversa inspiradora depois do filme.
Do que trata este documentário?
“Water is Love” acompanha um grupo de jovens que se debatem com a crise climática, enquanto viajamos pelo mundo para partilhar histórias inspiradoras de modelos de ecossistemas regenerativos para criar retenção de água da chuva em comunidades, aldeias e regiões.
Realização: Isabel Rosa, Ludwig Schramm, Rosa Pannitschka, Emily Coralyne Bisho, Martin Winecki
Laboratórios Regulares
-

2ª feiras.16h00-16h45
MÚSICA PARA BEBÉS . David Matos [Bebés< 3 anos]
As sessões de música para a primeira infância oferecem às crianças um primeiro contacto com o mundo da música de forma natural e envolvente. Num ambiente calmo e cheio de novas sonoridades, exploram timbre, ritmo, melodia e dinâmica através de canções, jogos e instrumentos Orff. Estas experiências fortalecem o vínculo com os cuidadores, apoiam o desenvolvimento sensorial, cognitivo e emocional, e promovem memórias de aprendizagem, partilha e crescimento em harmonia.
-

2ªfeiras [bimensal].18h30-20h00
CORO DA CASA . Miguel La Feria [10-100 anos]
O Coro Comunitário CASA, dirigido por Miguel La Feria, propõe uma abordagem inovadora ao canto coral. Nas sessões bi-mensais, o trabalho vocal nasce da respiração, do corpo e da escuta ativa, com foco em técnica vocal, movimento, improvisação e experimentação sonora. O corpo é usado como instrumento através de gestos, percussão e objetos sonoros. Um espaço para cantar, criar e experimentar em grupo, promovendo expressão, escuta e conexão comunitária através da música.
segundas-feiras: 15 set; 29 set; 13 out; 27 out; 10 nov; 24 nov; 15 dez; 22 dez; 12 jan; 19 jan; 02 fev; 23 fev; 02 mar; 16 mar; 30 mar; 13 abr; 27 abr; 11 mai; 25 mai; 08 jun; 22 jun; 06 jul; 20 jul
-

3ªfeiras.10h00-12h30 e 4ªfeiras.18h30-21h00
CERÂMICA . Joana Brás [adultos > 10 anos]
As aulas de cerâmica oferecem uma experiência prática, criativa e acessível, preservando e partilhando os saberes da cerâmica manual. Os participantes aprendem técnicas como pinching, rolinhos e lastra, além de acabamentos com engobes e vidrados. As cozeduras regulares permitem acompanhar a evolução das peças, aprender com os erros e desenvolver habilidades com orientação contínua.
As aulas são adequadas para todos os níveis, com ou sem experiência anterior.
-

3ªfeiras. 13h00-14h00
THE SINGIG TRIBE - MÚSICA DO CÍRCULO EXPERIMENTAL . com Frances Kung [adultos]
Um círculo de canto experimental dedicado à expressão, criatividade e ligação humana. Cantamos canções em harmonia, todas ensinadas de ouvido, para que qualquer pessoa possa participar — mesmo sem experiência musical. Ao longo da sessão, exploramos jogos musicais com ritmo, movimento e improvisação, despertando a intuição e criando música espontânea em grupo. Não há julgamentos nem expectativas: apenas um espaço seguro para explorar a voz, relaxar e conectar-se com os outros.
Apesar de a atividade decorrer em inglês, a comunicação é muitas vezes não verbal, tornando-a acessível a todos.
-

3ªfeiras [bimensal].19h00-21h30
WOOD CARVING CLUB (NIVEL I) . Ana in Wood [adultos >12 anos]
Neste clube bi-mensal, a madeira é nossa guia e inspiração. Com calma e curiosidade, exploramos formas, texturas e possibilidades, iniciando-nos na arte de esculpir pequenos objetos do dia a dia, como colheres, saladeiras ou peças decorativas, sempre ao nosso ritmo e com ferramentas manuais. Um espaço de descoberta pensado para iniciantes, onde se redescobre a paciência e a satisfação de criar com as próprias mãos.
Materiais e ferramentas são fornecidos, sem necessidade de experiência prévia.
terças-feiras: 14 Out; 28 Out; 11 Nov; 27 Nov; 9 Dez; 18 Dez; 6 Jan; 22 Jan; 3 Fev; 17 Fev; 3 Mar; 17 Mar; 14 Abr; 28 Abr; 12 Mai; 26 Mai; 9 Jun; 23 Jun; 7 Jul; 16 Jul
-

3ªfeiras [bimensal].19h00-21h30
WOOD CARVING CLUB (NIVEL II) . Ana in Wood [adultos >12 anos]
Neste espaço bi-mensal, aprofundamos a relação com a madeira, explorando novas formas e técnicas. Com alguma experiência, avançamos para projetos mais elaborados, como taças, cabides, talheres ou objetos com padrões detalhados, sempre feitos à mão e com ferramentas manuais. Um espaço para quem deseja refinar técnicas, ganhar confiança e concretizar projetos ambiciosos.
Todos os materiais e ferramentas são fornecidos. Recomendado para quem já tem prática em woodcarving.
terças-feiras: 09 set.; 23 set.; 07 out.; 21 out.; 04 nov.; 18 nov.; 02 dez.; 16 dez.; 13 jan.; 27 jan.; 10 fev.; 24 fev.; 10 mar.; 31 mar.; 07 abr.; 16 abr.; 05 mai.; 19 mai.; 02 jun.; 16 jun.; 30 jun.; 14 jul.; 28 jul.
-

4ªfeiras.9h30-10h30
YOGA . Filipa Abreu [adultos >16 anos]
As aulas focam o movimento ao ritmo da respiração, unindo alinhamento e fluidez. Cada postura é transmitida com clareza, permitindo precisão na sequência e expressão única de cada prática. Mensalmente, exploramos um tema que podes levar para além da aula. Todos são bem-vindos; o caminho é teu. A minha contribuição é criar um espaço para mergulhares em ti, sentires, descobrires e explorares com consciência e presença em cada movimento.
-

5ªfeiras [mensal].19h00-21h00
CASCAIS DRAWING CLUB . [adultos >16 anos]
Este é um espaço de sessões livres de desenho com modelo ao vivo, onde terá à disposição materiais como aguarelas, guaches, pincéis, lápis e pranchetas. No final da sessão, os participantes são convidados a partilhar as suas criações e reflexões sobre o processo.
Não perca a oportunidade de expressar a sua criatividade numa experiência coletiva.
quintas-feiras: 18 dez; 26 fev; 26 mar; 30 abr; 28 mai; 25 jun.
donativo livre
-

sábados.10h30-11h30
CERÂMICA PARA CRIANÇAS. Joana Brás [4-10 anos]
Uma introdução criativa e divertida ao mundo da cerâmica, onde as crianças exploram o barro de forma lúdica e sensorial. Através de técnicas simples como pinching, rolinhos e lastra, desenvolvem coordenação motora, atenção e expressão artística. As aulas incluem materiais, decoração com engobes e vidrados, e cozeduras regulares que dão vida às suas criações. Tudo num ambiente acolhedor, adaptado ao ritmo e imaginação de cada criança.
Com materiais e fornadas incluídas
-

sábados [mensal].11h00-12h00
SILENT BOOK CLUB CASCAIS [adultos]
Traga o seu livro e venha ler connosco.
No Silent Book Club Cascais, cada encontro é um convite a estar, consigo e com os outros.
Lemos em silêncio, num lugar que inspira, partilhando o prazer da leitura sem pressas, sem distrações.
É um momento de pausa, de escuta interior, mas também de partilha, conversas e descobertas literárias.
Dê tempo ao seu livro. Dê tempo a si.
Junte-se a nós.sábados: 27 set; 31 jan.; 28 fev.; 28 mar.; 25 abr.; 30 mai.; 27 jun.; 25 jul.
-

sábados [mensal].10h30-12h30
MANHÃS NA HORTA
A horta comunitária é mais que um espaço para cultivar alimentos — é um projeto que une pessoas e promove vida saudável e sustentável. Ao trabalhar juntos, os participantes fortalecem laços, aprendem uns com os outros e têm acesso a alimentos frescos e livres de químicos. A horta é uma escola viva, ensinando ciclos da natureza, práticas agrícolas e impacto ambiental. O contacto com a terra reduz o stress e promove bem-estar. Todos os meses reunimo-nos na Horta da CASA para pôr as mãos na terra.
sábados -20 set.; 18 out.; 22 nov.; 13 dez.; 18 jan.; 22 fev.; 22 mar.; 19 abr.; 17 mai.; 21 jun.; 19 jul.
*esta actividade não carece de inscrição.
-

domingos [mensal].10h30-12h30
COMUNIDADE PEQUENOS PENSADORES . com Ana, Inês, Shandra e convidada Marie [5-10 anos]
“Depois do medo, vem o mundo." Clarice Lispector
O que é o medo? Para que serve afinal? Há medos bons e medos maus? O que se passa dentro de ti quando sentes medo? Como reage o teu corpo ao medo? O medo pode crescer tanto que nos aprisiona? E pode fazer de nós crianças corajosas? Em que parte de ti está cada medo? Contas-nos?
Na sessão deste mês, a Ana, a Inês e a Shandra, recebem a Marie, tatuadora que desenha histórias e memórias na pele das pessoas. As pessoas sentem medo quando fazem tatuagens? Medo da dor? Medo de escolher a imagem errada? Medo do que os outros vão pensar?
Vamos desenhar o medo e recebê-lo como um visitante, abrir portas para o desconhecido e transformá-lo em partilha, histórias e diversão
domingos - 11 jan.; 08 fev.; 08 mar.; 12 abr.; 10 mai.; 14 jun.; 12 jul.
-

domingos [mensal].10h00-13h00
CAMINHADAS DESENHADAS PELO BAIRRO . Pedro Loureiro [adultos >15 anos]
Desenhar é uma excelente ferramenta para investigar o mundo, conhecer locais e pessoas distantes, abrir fronteiras e horizontes. Na introspecção do desenho, criamos ligações mais fortes com o que vemos, ouvimos, cheiramos e sentimos. Qualquer lugar se torna novo através dos olhos de quem desenha. E se usássemos o poder do desenho para conhecer melhor aquilo que nos é familiar? Passeios desenhados por lugares mesmo ao nosso lado podem ser tão reveladores como um desenho numa viagem ao destino mais exótico.
Nota: trazer o próprio material. Para desenhadores principiantes e intermédios (mas aberto a qualquer pessoa)
domingos: 18 jan; 22 fev; 22 mar; 26 abr; 17 mai; 21 jun; 19 Jul.
-

domingos [mensal].16h00-18h00
BEM PENSADO! . com André Guerreiro [adultos]
O tema desta sessão é a crise da habitação. A sua escolha deve-se ao facto de ser um dos problemas que mais tem marcado o debate público nos últimos anos e também à luz do novo pacote fiscal aprovado na semana passada na Assembleia da República.
Ao longo da sessão, vamos olhar para a história da habitação em Portugal, questionar as origens da crise que enfrentamos, explorar a sua complexidade e discutir possíveis soluções: as que já foram implementadas e os seus resultados, as que os partidos propõem atualmente, e aquelas que gostaríamos de ver testadas no futuro
Convidamos todos a imaginar connosco: como pode ser um espaço verdadeiramente apartidário, onde se pensa coletivamente sobre questões fraturantes da organização da sociedade, onde nos ouvimos uns aos outros e onde há espaço para partilhar, de forma honesta, aquilo que realmente pensamos.
domingos: 1 fev; 15 mar; 12 abri; 17 mai; 07 jun.
donativo livre
-

domingos [mensal].16h00-18h00
LEITURAS CONVERSADAS - ‘ PENSAR O MUNDO, SENTIR O MUNDO’ com Álvaro Fonseca e Francisco Pacheco [adultos]
Este ciclo tem como ponto de partida a leitura de textos de diversos autores, seleccionados por nós, que convocam formas de cognição complementares - a racional e a emocional. Aqueles textos apelam a questionamentos/sentimentos que, no nosso ver, pretendem promover uma expansão da tomada deconsciência e da sensibilidade sobre o mundo contemporâneo.
O que é afinal uma vida boa?
O mote para esta 2ª sessão das Leituras Conversadas é o conceito de Buen Vivirdos povos andinos, que foi incorporado nas constituições do Equador e da Colômbia e consiste num conjunto de princípios e de práticas quotidianas (individuais, sociais e rituais) com vista à fruição duma vida plena e harmoniosa das comunidades, em comunhão com a natureza. O Buen Vivir é, simultaneamente, uma crítica e alternativa ao modelo de desenvolvimento hegemónico e aos modos de vida insustentáveis que este promove.
É possível aceder à edição brasileira de um livro sobre o tema, do autor equatoriano Alberto Acosta (aqui), mas vamo-nos apoiar em dois textos curtos: um do mesmo autor (capítulo do livro "Um Campeão Visto de Perto: Uma análise do modelo de desenvolvimento brasileiro", 2012 (aqui) e o outro do autor uruguaio Eduardo Gudynas (verbete incluído em "Decrescimento: Vocabulário para um Novo Mundo", 2016 (aqui).
domingos: 18 Jan; 22 Fev; 8 Mar; 18 Abr; 24 Mai.
donativo livre
