A Comunidade de Pequenos Pensadores é um espaço e um tempo dedicados à investigação, ao questionamento, à fruição e à construção de ideias, A Comunidade de Pequenos Pensadores é um espaço e um tempo dedicados à investigação, ao questionamento, à fruição e à construção de ideias, numa relação afetiva entre Ana Gonçalves (e convidados) e crianças pensadoras. Trata-se de uma viagem guiada por perguntas universais e por um posicionamento ético e ativo em relação a si mesmas, aos outros e ao mundo.
Nesta sessão de dia 14 Dezembro:
Será possível o impossível?
Quem decide quando algo é impossível?
Será que algumas coisas impossíveis passaram a ser possíveis?
As possibilidades da imaginação tornam o impossível possível?
Porque dizemos que uma coisa é um desperdício?
E se não desperdiçássemos as nossas ideias e olhássemos para as coisas de outro modo, transformando-as para que passassem a existir?
E se as nomeássemos com palavras só nossas, para não desperdiçar as letras?
Tornar o impossível possível.
Olhar de novo e perceber o poder das nossas ideias e das nossas mãos.
E que coisas serão agora as que não eram antes?
Ana Gonçalves da Cultura no Muro tem formação em Filosofia para Crianças, mas, mais do que isso, é, desde pequena, uma perguntadora incansável, que nunca se resignou a aceitar o mundo tal como ele é. O seu espanto perante o incrível da existência é a base de um percurso dedicado à filosofia como prática transformadora.
O projeto continua a inspirar-se na curiosidade das crianças e na magia de pensar em conjunto, agora com encontros mensais na CASA. Um convite para questionar o mundo, criar laços e construir novas formas de olhar a existência.
Domingos: 12.out.; 9.nov.; 14.dez.; 11.jan.; 8.fev.; 8.mar.; 12.abr.; 10.mai.; 14.jun.; 12.jul.
CRIANÇAS 5-10 anos público-alvo
